Script data e hora digitais

Detran-AL disponibiliza nesta terça CNH Digital para download

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) disponibilizou, nesta terça-feira (21), o serviço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira eletrônica. O recurso pode ser baixado em smartphones com o sistema operacional Android ou IOS, a ideia é utilizar o sistema com o mesmo valor jurídico de uma CNH impressa.

De acordo com a analista do sistema de condutores do Detran, Vitória Barbosa, para você usufruir da novidade o usuário precisa ter a nova CNH impressa emitida com código QR Code, além de um email válido e um celular que esteja cadastrado no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“São três pré-requisitos para poder obter a CNH Digital, a CNH impressa com QR Code, o email e o celular. Então ele faz o cadastro no portal do Denatran, que vai gerar uma senha e, logo depois, ele baixa o aplicativo da CNH Digital”, explica a analista.

Até o momento, Alagoas é o primeiro estado do Nordeste e o terceiro do Brasil a disponibilizar o serviço. A novidade pode substituir o documento impresso no momento de apresentar para a fiscalização de trânsito e ademais necessidades. “Todos os órgãos vão aceitar esse documento digital, inclusive a fiscalização de trânsito. É o primeiro documento de identificação lançado de forma digital no Brasil”, explica Vitória Barbosa.

Todas as carteiras emitidas após o dia 2 de maio deste ano já estão com o QR Code impresso e que podem ser utilizadas para a ativação desse dispositivo. Quem tiver a CNH anterior a esse prazo, pode emitir uma segunda via no próprio site do Detran (pelo custo de R$ 111) ou esperar pelo cumprimento da validade, já que a substituição pelo documento impresso com o QR Code ainda não é obrigatório.

 

 

 
POR: José Cruz/Agência Brasil


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673