Script data e hora digitais

Saúde de Rio Largo participa de congresso nacional que discutiu os cotidianos do SUS

EDUARDO GONALVES.jpg

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Gonçalves, participou de 12 a 15 deste mês, em Brasília, do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que reuniu secretários municipais de saúde de todo o país, representantes do Ministério da Saúde, trabalhadores do cotidiano do SUS e dirigentes estaduais para debater o tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS".

O encontro serviu para a troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofundamento de propostas fortalecendo as conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

“Encontro muito importante para o fortalecimento do SUS no país. Fomos dialogar com o Ministério da Saúde para melhorarmos o sistema. Um dos assuntos abordados e que achei de grande valia foi a unificação dos blocos de financiamento, porque eles não  podem ser verticalizados e dependendo da região pode ser dada uma maior ênfase da atenção básica. Mas em outra região pode precisar mais da média e da alta complexidade.  Se a gente horizontalizar ao invés de verticalizar teremos um sistema ascendente e usaremos os recursos no que realmente minha região precisa, dando mais atenção à população”, considera o secretário.  

Na programação constaram oficinas, seminários, cursos e mesas que discutiram temas importantes para a gestão municipal do SUS, como atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

 

CADA MINUTO


Ivaldo José Fragoso Ribeiro
Diretor Administrativo e Comercial
ivaldofragosomalandrinho@gmail.com

Antônio Guimarães
Jornalista Responsável

CNPJ: 03.135.085/0001-03
CCM - 900763591
(82) 99617.4108 / 99304.3673